Notícias em Destaque

Xadrez Nos jogos Sulamericanos. Xadrez no Movimento Olimpico !!!

16/05/2021 - 13:30

XADREZ, EXPOSIÇÃO ESPORTIVA CONVIDADA À ASSUNÇÃO DE JOGOS DO SUL AMERICANO 2022

Noticia histórica !!! e um Brasileiro como artificie desta conquista!

A Confederação de Xadrez da América e a Federação Paraguaia de Xadrez têm o prazer de anunciar a inclusão do xadrez como esporte convidado para os Jogos Sul-americanos Assunção 2022 da Organização Desportiva Sul-Americana (ODESUR), que acontecerá de 1 a 15 de outubro de 2022.
A notícia foi confirmada durante a transmissão do "ODESUR Noticias" na segunda-feira, 10 de maio, transmitido pelos canais ODESUR Media, onde compartilharam um especial de uma hora chamado "Rumbo a Asunción 2022". No especial, tanto os anfitriões do programa quanto o Diretor Técnico e de Desenvolvimento da ODESUR, Fabio Ramírez García, anunciaram a presença do Xadrez como esporte convidado no evento mais importante do Ciclo Olímpico da América do Sul. A transmissão completa do programa está disponível no seguinte link: https://twitter.com/odesurmedia/status/1391858329173987328?s=19
Lembremos que os esforços para este marco na ciência do esporte começaram com a visita do GM Darcy Lima, ex-presidente da CBX e vice-presidente da FIDE America-CCA, ao Paraguai por ocasião do Campeonato Sul-Americano Sub 20 organizado pela FEPARAJ em 2018 durante o qual o Presidente do O Comitê Olímpico Paraguaio e a ODESUR o receberam em audiência para ouvir as idéias que os líderes sul-americanos do xadrez tiveram na época.
É importante destacar que o Presidente da Federação Internacional de Xadrez, Arkady Dvorkovich, por sua vez, defendeu a inclusão do nosso esporte em Assunção 2022.
Atualmente os detalhes do evento estão sendo ajustados para a próxima publicação, tarefa conjunta da ODESUR, Asunción 2022, CCA e FEPARAJ. O delegado técnico designado pelo CCA para este fim é OI Ronald Zarza Pelissier, membro do Conselho de Administração do CCA, ex-presidente e atual secretário-geral da FEPARAJ.